quinta-feira, 5 de julho de 2012

Resenha - Um dia

Título: Um dia
Título Original: One Day
Autor: David Nicholls 
Páginas: 416 
Ano: 2011 
Editora: Intrínseca
Classificação: ★★★★
"Vinte anos. Duas pessoas. Um dia."
Sinopse: 
"Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
 Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. "


"Em oito anos, não se passou um dia sem que pensasse nele."

Emma Morley e Dexter Mayhew acabaram se conhecendo no dia 15 de Julho de 1988, na formatura da faculdade. Emma é uma mulher que quer mudar o mundo, fazer a diferença, enquanto Dexter nada mais quer do que o sucesso financeiro. Apesar de terem personalidades totalmente diferentes, Dex e Em acabam se relacionando de um jeito que faz com que, inevitavelmente, voltem a se encontrar ao longo dos próximos 20 anos. Ao descobrir as desilusões e as surpresas que a vida proporciona, Emma e Dexter vão amadurecendo cada vez mais, enquanto ignoram o fato de que o destino se prepara para sua grande entrada triunfal.

"O futuro se estendia à sua frente, uma sucessão de dias vazios, cada um mais desanimador e incompreensível que o outro. Como iria preencher todos eles?"

Um dia é um dos livros que eu mais gosto, se não o meu preferido. Resumidamente, por ele ser simples, original e realista. Mas devo admitir que grande parte da minha admiração por essa obra se deve ao fato de o escritor, David Nicholls, ter me conquistado com sua cativante narrativa, que não é monótona e nem se torna maçante em parte alguma. Além de cativante, é muito bem articulada e engenhosa, não dizia nada explicitamente, ou seja, o leitor tinha que procurar informações. Um tipo de narrativa bem rara atualmente.

"Inveja é uma espécie de imposto que se paga pelo sucesso."

Além da narrativa, o que me impressionou foi o realismo. Nada de lendas, crimes mirabolantes e criaturas sobrenaturais. Simplesmente a história de duas pessoas num único dia, construindo suas vidas enquanto descobrem quem são e o que realmente querem. Com um pouco de romance, drama e comédia (uma mistura que, aliás, nem sempre dá certo, porém não é o caso) Nicholls consegue nos convencer de que a única coisa que dura para sempre num relacionamento é a realidade.

"-Você mesmo disse que as pessoas mudam, não adianta ser sentimental a respeito. O negócio é ir em frente, encontrar outras pessoas."

Devo admitir que comprei o livro por causa de uma resenha que li em uma revista, antes mesmo do livro ser publicado no Brasil, e que não tinha muitas expectativas. Porém, qual não foi a minha surpresa quando Nicholls nos apresentou um mundo original, simplesmente espirituoso e, diferentemente de todos os outros romances atuais, altamente realista.  A idéia de narrar a história, em terceira pessoa, todo dia 15 de Julho de cada ano foi, indubitavelmente, genial e ao mesmo tempo simples. Aliás, possui, também, um enredo impecável com reviravoltas de tirar o fôlego e, claro, drama na dose certa. Um dia realmente me surpreendeu nesses aspectos. Enfim, altamente indicado para leitores que gostam de um romance realista, divertido e cativante.  

Fica a dica de um tumblr para os fanáticos pelo filme da obra, o qual pretendo comentar em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se livre para comentar sobre o que desejar, desde que não ofenda, cause constrangimento ou transtornos. Sua opinião será sempre muito bem-vinda!